PERSONALIDADE

" A personalidade é o semblante externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autênticos sejamos "

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

JOSUÉ - UM EXEMPLO DE HOMEM CONQUISTADOR

Lendo o livro de Josué parece-me que era carente de esforço ou era como aqueles que voltam atrás e desfalecem, parecia ainda pusilânime: qualquer desafio queria desistir.

Se contarmos os versos dirigidos a Josué, podemos conjecturar, são muitos veja:

Dt 31:23 - E ordenou a Josué, filho de Num, e disse: Esforça-te e anima-te; porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que lhes jurei; e eu serei contigo.
Js 1:6 - Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
Js 1:7 - Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Js 1:9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
Js 1:18 - Todo o homem, que for rebelde às tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, morrerá. Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo.

Mas o interessante é que depois ele se mostrou totalmente diferente, mesmo depois da morte de Moisés esse general batalhou incansavelmente e conquistou muitas cidades, muitos povos e muitas terras, devemos imitar Josué no nosso dia-a-dia, conquistando a cada mês, um pouco; a cada cidade, almas e a cada palmo um espaço a mais no mundo espiritual.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio nós já decretamos que este ano de 2011 é o ano de Josué, o ano da conquista.

Dentre alguns entraves para que isto ocorresse estava o pecado de Acã (Js 7:20) quando roubou a capa babilônica e prejudicou todo o povo, isso nos mostra que o pecado da igreja pode frear o avanço nas conquistas, que é necessário andarmos em um só pensamento (I Co 1:10), o da pureza e da santidade, sejamos unidos e unânimes em Cristo (I Co 2:16) e venceremos.

Que Deus nos abençoe ricamente.

Um comentário:

Mel disse...

que bom ler seus textos novamente por aqui, são muito edificantes!
que Deus continue te inspirando...

te amo

Postar um comentário