PERSONALIDADE

" A personalidade é o semblante externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autênticos sejamos "

ESTUDOS - SÉRIE EVANGELISMO

Conceitos: Evangelho, evangelização e evangelismo.


1.º) Evangelho – significa literalmente “boa notícia”. A palavra encontra-se no singular, mostrando assim, que há somente um evangelho, o evangelho de Jesus Cristo. Na prática, nenhuma outra religião pode usar esta palavra para referir à sua mensagem ou doutrina. Esta palavra pertence exclusivamente ao Cristianismo.
O Evangelho são boas novas de quê? De perdão para os pecados, de salvação para a alma e de vida eterna em Cristo Jesus. Paulo definiu o evangelho como “...o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.” (Rm 1:16)
O Evangelho teve seu início logo após o pecado, quando Deus prometeu que viria o descendente da mulher e este pisaria a cabeça da serpente (Gn 3:15). A palavra evangelho é encontrada 72 vezes no Novo Testamento nos seguintes contextos:
a) O Evangelho de Deus (Rm 1:10; 15:16; 2 Co 11:7)
b) O Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus (Mc 1:1)
c) O Evangelho do Seu Filho (Rm 1:9)
d) O Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo (2 Ts 1:8)
e) O Evangelho de Cristo (2 Co 10:14)
f) O Evangelho da graça de Deus (At 20:24)
g) O Evangelho da glória de Cristo (2 Co 4:4)
h) O Evangelho da glória de Deus Bem-aventurado (2 Tm 1:11)
i) O Evangelho da vossa salvação (Ef 1:13)
j) O Evangelho da paz (Ef 6:15)
k) O Evangelho do Reino (Mt 4:23; 9:35; 24:14)
l) O Evangelho do Reino de Deus (Mc 1:14)
m) O Evangelho eterno (Ap 14:6)
2.º) Evangelização – É o ato de comunicar o evangelho. É o ato de evangelizar. A palavra “evangelização” indica ação, significando “pregar o evangelho”. Mas o que é evangelizar? Devo dizer que não existe unanimidade quanto a este conceito. Existem dois conceitos básicos sobre o que seria evangelizar:
1) Evangelizar é a comunicação do evangelho à alguém de tal maneira que este pudesse tomar uma decisão consciente de aceitação ou rejeição à pessoa de Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

2) Evangelizar é a comunicação do Evangelho seguida da conversão do ouvinte.
Diante deste dilema, fica a pergunta: quando podemos considerar alguém evangelizado? Quando uma pessoa ouve o evangelho e encontra-se capaz de decidir se quer ou não seguir a Jesus? Ou quando ouve o evangelho e toma a decisão de seguir a Cristo? O segundo conceito é equivocado. Porque este define a evangelização em termos de um efeito produzido na vida dos outros. Os missionários que lutam muito, às vezes sem ver nenhuma conversão, poderíamos dizer que eles não estão evangelizando? De maneira nenhuma. Sabemos pelas escrituras que o Evangelho deve ser pregado por todos os cristãos, mas quem convence e opera o novo nascimento é o Espírito Santo (Jo 3:7e8; ?Ez 36:26 e 27). Sabemos ainda que Deus deu ao homem capacidade volitiva para decidir se quer ou não seguir a Cristo. O evangelista lança a semente, mas o Senhor dá crescimento. O Evangelista lança redes mas o Senhor traz os peixes. E o ouvinte se entrega ou rejeita a Cristo. O Dr. Peter Wagner e o Dr. John Stot definiram da seguinte forma o conceito da evangelização:

“A natureza da evangelização é a comunicação das boas novas. O propósito da evangelização é dar aos indivíduos e grupos uma oportunidade válida para aceitarem a Jesus Cristo. A meta da evangelização é persuadir homens e mulheres para que cheguem a ser discípulos de Jesus Cristo e sirvam a Ele na comunhão de sua Igreja.”

Diante desta definição, queremos destacar três aspectos que constituem a ação evangelizadora:
a) Proclamação – Seria a comunicação ao pecador a respeito de sua condição de escravo do pecado, da natureza e conseqüência dessa escravidão, do amor de Deus e Sua providência em Jesus Cristo para salvação deste e da chamada divina para uma decisão por Cristo Jesus
b) Convencimento – O evangelista nesta ação, seria apenas um instrumento nas mãos do Espírito. Pois é o Espírito que convence e muda o coração do pecador.
c) Integração – Depois da conversão do pecador, este deve ser levado a um compro-misso com o corpo visível de Cristo (a Igreja), onde seria discipulado e levado ao desenvolvimento e amadurecimento da sua fé em Cristo Jesus (Ef 4:12,13).


3.º) Evangelismo – É a doutrina ou estudo sobre a prática da evangelização.


Porque devemos evangelizar?

Não queremos responder esta pergunta para simplesmente termos um conhecimento teórico das razões bíblicas para evangelizarmos. Mas para encontrarmos as motivações bíblicas para a evangelização, porque a motivação brota do coração, e a obra de evangelização deve ser feita por um coração dominado pelo amor a Deus e ao próximo.
1) Conhecimento do valor e da situação da alma humana
Sabemos que uma alma vale mais do que o mundo inteiro e que Deus amou a humanidade de tal forma que mandou o seu Filho para morrer por ela. Mas a situação de todas as almas é de condenação e perdição.

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus...” (Rm 3:23)
“...quem não crê, já está condenado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (Jo 3:18).
“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.” (Ap 20:15)

2) Conhecimento de que só Cristo salva
Sabemos que só há um meio para a salvação – Jesus Cristo. E somente nós, os cristãos, temos este pleno conhecimento. Como poderíamos, então, deixar de falar de Cristo?

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14:6)
“E em nenhum outro há salvação; porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (At 4:12)
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem...” (1 Tm 2:5)


3) Por amor ao próximo
Tendo conhecimento das motivações anteriores, chegamos a conclusão que o ato de não evangelizar é um ato de profundo egoísmo. Sendo, assim, um pecado. Devemos evangelizar porque amamos o nosso próximo e não queremos vê-lo perdido eternamente. Paulo, dominado por este amor, estava disposto a sacrificar a própria vida na pregação do evangelho (At 20:19-24)

“...Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Mt 22:39)
“Livra os que estão destinados à morte, e os que são levados para a matança, se os puderes retirar.” (Pv 24:11)

4) Gratidão a Deus
Quando contemplamos o amor de Deus por nós, este nos coloca um sentimento de gratidão a Ele por nossa salvação em Cristo. A melhor forma de demonstrarmos gratidão a Deus é compartilharmos com os outros o amor de Cristo e nossa fé nEle.

“Porque o amor de Cristo nos constrange...” (2 Co 5:14)
“Nós amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro.” (1 Jo 4:19)

5) Obediência a Cristo
Jesus Cristo nos deixou bem claro que a sua vontade é que cada um de nós leve outras pessoas a Ele.

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações...” (Mt 28:19)
“...Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16:15)
“...assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.” (Jo 20:21)

6) Responsabilidade diante de Deus
A idéia da responsabilidade pessoal e a de prestar contas a Deus, o juiz soberano, era um estímulo importante à evangelização na igreja primitiva. Com certeza todos iremos comparecer diante de Deus e prestaremos contas pela divulgação ou não do evangelho de Cristo.

“Pelo que desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal. Assim que, sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos os homens à fé...” (2 Co 5:9-11)
“Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares para dissuadir o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão. Todavia se advertires o ímpio do seu caminho, para que ele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniqüidade; tu, porém, terás livrado a tua alma.” (Ez 33:8,9)


7) Desejo pela volta de Cristo
Gostamos de cantar e falar a palavra Maranata, que quer dizer “Ora, vem, Senhor Jesus!” Se queremos realmente que Cristo volte, devemos pregar o evangelho em todo o mundo.

“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.” (Mt 24:14)



Mensagem Evangelística


Nem toda mensagem é evangelística. Muitos tentam evangelizar sem dar ao pecador a mínima orientação sobre a salvação e como obtê-la. Muitos tentam tornar mais agradável aos outros a mensagem do evangelho. Por isso não falam de pecado, de arrependimento e renúncia. É o pseudo-evangelho das conveniências humanas, da vida sem problemas e da inexistência de crises. Com isso a igreja cresce, mas as almas continuam perdidas.
Observe o que Paulo escreveu: “Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. A minha palavra e a minha pregação não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder de Deus para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. (1 Co 2:2,4,5) Spurgeon possuía postura semelhante, e costumava dizer: “A melhor atração é o evangelho em sua pureza.” Certamente por isso, a igreja que pastoreava era chamada “armadilha de almas”.
Afinal, qual mensagem pode ser considerada evangelística? Que elementos compõem uma mensagem evangelística? Se acompanharmos atentamente os pregadores do Novo Testamento, notaremos os pontos essenciais da mensagem evangelística. Tomando a Pedro como exemplo, teremos:
a) No dia de Pentecostes:
• Morte e ressurreição de Cristo (At 2:23-32)
• Arrependimento (At 2:38)
• Salvação (At 2:40)
b) No templo:
• Morte e ressurreição de Cristo (At 3:13-15)
• Fé (At 3:16)
• Arrependimento, conversão e pecado (At 3:19)
• Ressurreição e pecado (At 3:26)
c) Na casa de Cornélio:
• Morte e ressurreição de Cristo (At 10:37-41)
• Julgamento (At 10:42)
• Perdão dos pecados mediante a fé (At 10:43)

Chegamos a conclusão que a pregação sem objetivo evangelístico, mais voltadas para os aspectos sociais, físicos e materiais; que deixam de lado a salvação da alma do indivíduo, não são mensagens evangelísticas. A mensagem evangelística contém quatro elementos básicos:

A. Pecado;
B. Conseqüências do pecado;
C. A providência de Deus para o problema do Pecado;
D. Como o pecador recebe a salvação.



A. Pecado
Dentre as definições bíblicas do pecado, duas se destacam: “errar o alvo” (hb. shatah) e “transgressão” (hb. pacha). A primeira definição nos dá a idéia que quando o homem pecou, desviou-se do objetivo para o qual foi criado. O homem foi criado para a glória de Deus, mas ao pecar tomou a atitude de buscar a sua própria glória.
A seguinte definição nos dá a idéia de que o homem ultrapassou a linha divisória que Deus tinha estabelecido. Ao atravessar esta linha o homem deixou de viver em seu estado original de perfeição, para viver uma vida decadente. A Bíblia é clara que todos os homens pecaram, por isto estão afastados de Deus (Rm 3:23; 5:12; 1 Rs 8:46).

B. Conseqüências do pecado
Quando o homem pecou, este morreu (Rm 6:23). Principalmente no sentido espiritual, por isto é chamado de morte espiritual, que é o estado de ficar separado de Deus. A pessoa neste estado está sobre condenação (Jo 3:18), e depois da morte física e juízo serão lançados no lago de fogo (Ap 21:11-15).

C. A providência divina
Com o pecador neste estado de morte, foi necessário Deus enviar seu Filho para neutralizar a morte espiritual do homem. Jesus Cristo derramou o Seu sangue para a remissão do pecado do homem (Rm 5:8; Jo 3:16; 1 Jo 1:7). Cristo não somente neutralizou a morte, mas a venceu quando ressuscitou, dando ao homem a libertação do poder do pecado e o poder para viver uma nova vida em Cristo.

D. Como receber a salvação
Antes de mais nada, devemos dizer que a salvação é um Dom gratuito, que o homem não fez nada para merecer. Cristo morreu por causa da total incompetência humana e conseguir a salvação. Contudo, Deus deu ao homem capacidade de escolher entre receber ou rejeitar a Cristo (Jo 1:11,12). O homem recebe a Cristo através da fé e do arrependimento.
1) Fé – é confiar em cristo como o único que pode restaurar o homem à comunhão e ao favor de Deus (At 16:31, Rm 3:23-26)
2) Arrependimento – A palavra arrependimento (gr. metanoia) quer dizer “mudança de mente”. O Espírito Santo promove em nós esta conversão do modo de pensar. O arrependimento envolve três atitudes:
- Tristeza pelo pecado cometido contra Deus (2 Co 7:10)
- Confissão dos pecados (1 Jo 1:9)
- Abandono dos pecados (Pv 28:13)