PERSONALIDADE

" A personalidade é o semblante externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autênticos sejamos "

sábado, 19 de novembro de 2011

O SEGREDO PARA SER BEM SUCEDIDO NA OBRA DO SENHOR - PARTE 2 (1CORÍNTIOS 15:58)

Segunda condição: PERSEVERANÇA!

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes...”

Este versículo completa toda uma argumentação exposta ao longo do capítulo 15 da Epístola. Podemos dizer que o versículo 58 é a conclusão: “à luz disto tudo...”. E qual é o assunto enfocado pelo apóstolo? A ressurreição de Jesus Cristo, sua vitória sobre a morte e os efeitos dela em nossas vidas.

Nos versos 17 e 19, Paulo afirma: “E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos pecados. (...) Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima.”.

Cristo ressuscitou! Isto é testificado pelas inúmeras testemunhas referidas pelo apóstolo na parte inicial do capítulo. Assim, não esperamos em Cristo somente nesta vida. Nosso futuro, em Cristo, é glorioso, como bem o apóstolo explica nos versos 51 e 52 e de 55 a 57.

É à luz disto que o apóstolo Paulo recomenda a perseverança: “sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor”. Depois da santidade, a perseverança é outra condição fundamental para sermos bem sucedidos na obra do Senhor. Vale realçar que ser bem sucedido é produzir frutos abundantes, permanentes, que não se perdem por serem gloriosos para Deus.

No capítulo 15 do Evangelho de João o verbo permanecer é conjugado algumas vezes por Jesus. Ele é a Videira Verdadeira, o Pai é o agricultor e nós, os ramos. O ideal é que, nEle, produzamos frutos (“fruto” é mencionado 6 vezes nos versos de 1 a 8). Nos versos de 1 a 11 o verbo permanecer é conjugado onze vezes! Permanecer ou perseverar nEle é condição fundamental para que os frutos ocorram.

Em Jo 15:6, Jesus declara que quem não persevera nEle é como um ramo seco da videira, que nenhum fruto consegue produzir. É preciso perseverança para que o trabalho não seja vão!

A perseverança é a qualidade de quem é firme e constante, determinado, de quem sabe o que quer. No capítulo 16 de I Coríntios encontramos um indicativo do porque desta qualidade ser tão necessária. No verso 9 o apóstolo conta: “porque uma porta grande e eficaz se me abriu, e há muitos adversários”. Este é o cotidiano dos servos de Deus, entrar por portas desafiadoras, enfrentando dificuldades tremendas – principalmente a oposição do reino das trevas.

Sem perseverança não há como alcançar as vitórias que Deus tem para nós. Daí o apóstolo incluir nas recomendações finais da Epístola aos Coríntios: (16:13) “Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário